A Sete-léguas (Podranea ricasoliana) é uma trepadeira da familia Bignoniaceae, originária da África e Oceania. Sinonímia: Tecoma ricasoliana, Pandorea ricasoliana, Tecomaria ricasoliana.
A sete-léguas (Podranea ricasoliana), é uma trepadeira lenhosa, muito rústica e vigorosa, com florescimento ornamental. De crescimento rápido, esta planta tem a capacidade de cobrir estruturas e muros em pouquíssimo tempo. Apresenta ramos longos e ramificados, que podem chegar a 10 metros de comprimento. Suas folhas são compostas, pinadas, com 5 a 7 folíolos de coloração verde-brilhante. As inflorescências são terminais, esparsas, formadas por flores grandes em forma de trombeta, perfumadas, de coloração rósea e com estrias avermelhadas. Às vezes formam frutos, que são do tipo cápsula, longos e aplainados. São muito visitadas por mamangavas (Xylocopa sp),
A floração ocorre durante o ano todo, sendo mais abundante na primavera e verão.
Por estaquia, principalmente. Mergulhia e sementes são mais difíceis. Planta exótica! Prefira sempre cultivar plantas nativas para preservar o nosso ecossistema.
Beija-flores, principalmente.
Originária da África do Sul e Oceania, a Podranea ricasoliana é adaptada a climas quentes e secos, mas se estabelece bem em várias condições climáticas. Adapta-se bem a regiões litorâneas, sendo bem resistentes à salinidade.